Natalia Moreno, autora paulista, discorre sobre a África Lusófona em sua nova série de vídeos.
Segundo a lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, é obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
No entanto, não é bem assim que acontece nas salas de aula: poucos professores tem o domínio do assunto, deixando a responsabilidade somente para as aulas de história.
A literatura africana lusófona muitas vezes fica para escanteio. Com isso em vista, a escritora Natalia Moreno, pós-graduanda em Cultura e Literatura com foco na literatura africana e indígena, criou uma série de vídeos no Youtube sobre o tema.
Em abril de 2020, a autora fez um vídeo falando primeiramente da literatura indígena, mas com a pandemia do COVID-19, ela aproveitou o tempo livre da quarentena para começar a série focada na África.
Nos vídeos, Natalia fala sobre os países africanos que falam o idioma português e suas literaturas, mostrando de forma bem simplificada a parte histórica da chegada dos portugueses na África.
São 4 episódios, sendo o primeiro introdutório e os outros três focando cada um em um país: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.
A escritora paulista, autora do livro Horizonte Azul, publicado pela Editora Coerência, afirma ter criado a série pois “o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana é necessária para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira”.
O material pode ser encontrado em seu canal do Youtube, Natalia Moreno.
Sobre a autora
Natalia Moreno, nasceu em Porto Feliz, interior de São Paulo. Formada em Letras e Pós-graduada em Literatura Inglesa e Cultura e Literatura (foco em lit. indígena e africana) é professora de língua portuguesa e literatura, palestrante em escolas sobre a importância da leitura na formação profissional e individual.
Autora dos livros Quando eu me Amar, Do Caos à Esperança, Marcas da Vida, Depois da Tempestade, Destino Traçado e Horizonte Azul – a arte do amor.