Vanessa Guimarães, de 45 anos, estreou na literatura em novembro do ano passado com “Beijo de Borboleta”. O suspense policial se destaca no meio literário e alguns leitores se reuniram para fazer a leitura coletiva da história, a qual qualquer pessoa pode participar e concorrer a um prêmio surpresa na ação que se encerra no dia 28 de maio.
Iniciada esta semana, os leitores estão fazendo a leitura da obra por etapas e trocam experiências por meio de um grupo no WhatsApp, a qual a própria autora está presente acompanhando as impressões dos participantes.
“Beijo de Borboleta” foi vencedor do Coerência Choice Awards 2020 e segue como finalista do Prêmio Ecos da Literatura na categoria Melhor Thriller e Policial. Grandes artistas como Giovanna Antonelli, Mateus Solano e Álamo Facó, já tiveram o exemplar da obra em mãos e o livro é considerado uma promessa para 2021.
GRUPO DA LEITURA COLETIVA:https://chat.whatsapp.com/CSHap1LnulK4TxmBwjc1YN
Sinopse
Quando o repentino desaparecimento de uma criança choca a população de Florianópolis, a imprensa aproveita o histórico familiar da vítima para estampar as manchetes com matérias sensacionalistas.
Pressionado a alcançar resultados em um caso popularmente conhecido, o investigador responsável se vê obrigado a pedir ajuda a Joanna Guivel, que chega à cidade especialmente para ajudá-lo a elucidar os fatos.
Rapidamente, a renomada detetive mergulha no complicado crime e, conforme as peças vão se encaixando em sua mente com uma precisão cirúrgica, ecos de traumas pessoais se unem a mentiras, segredos, traições e mortes, fazendo-a perceber que até anjos podem esconder demônios dentro de si.
Biografia
Vanessa Guimarães nasceu em 1975, no Rio de Janeiro. Sempre viveu entre tubos de ensaio, pesquisas e diagnósticos, mas não como detetive ou perita — um sonho da adolescência, quando já era fã dos romances policiais —, e sim como biomédica.
Leitora voraz desde criança, sempre soube que seu fascínio pela literatura policial traria algo grandioso à tona, o que se concretizou com seus escritos.
Atualmente, reveza sua moradia entre o Brasil e Portugal, atuando como biomédica no Rio de Janeiro e como escritora em Lisboa. Beijo de borboleta é sua publicação de estreia, e foi a maneira encontrada pela autora para dar vida à brilhante detetive Joanna Guivel, seu alter ego.