Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Estante

Autores gaúchos que fazem sucesso pelo país

Autores gaúchos que fazem sucesso pelo país

Com dinâmicas diferentes, autores do Rio Grande do Sul são destaques da literatura brasileira com obras premiadas e outras como possível sucesso de 2021.

Entre artistas consagrados e iniciantes, as terras gaúchas cada vez mais são compostas por grandes escritores, muitos deles com artes reconhecidas fora do país.

Rachel Fernandes

Natural de Porto Alegre, a autora é formada em design e cursa Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desde 2008 a artista escreve fanfiction em plataformas digitais, mas foi após dez anos que viu seus textos ganharem forma em livros físicos.

Vencedor do Sweek Stars 2018 como Melhor Livro, “457 Milhas”, obra de Rachel Fernandes, é um grande sucesso junto com os títulos, como “Sobre Enfermeiras e Postais”, “Suíte 2121” e entre outros que transitam no romance, comédia e drama. A artista se propõe a transformar Porto Alegre como a Nova York dos grandes filmes hollywoodianos, assim, levando e eternizando algumas características da cidade em suas obras literárias.

Lygia Bojunga

Uma das primeiras autoras fora do eixo Estados Unidos e Europa a receber o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infanto-juvenil, Lygia Bojunga é um marco para as terras gaúchas.

Estreando no meio literário com “Os Colegas”, vencedor de premiação literária e publicado em 1972, a artista pelotense segue fazendo bastante sucesso entre as crianças com suas narrativas, principalmente por meio de “A Bolsa Amarela”, título que se tornou um clássico nacional que é lido por muitos educadores no ensino fundamental para estudantes que estão iniciando a pré-adolescência.

Carolina Reginatto

Nascida em Santa Maria, mas residente em Ijuí, a artista estreou recentemente no mercado editorial e já chama a atenção dos leitores com “Numbers – As Runas do Poder” A fantasia recém publicada pode ser um marco para a literatura nacional durante este ano, principalmente por trabalhar em um enredo de fantasia que conversa sobre superação, confiança e união.

A obra tem grandes chances de ser indicada ao Coerência Choice Awards 2021 na categoria Melhor Fantasia e autora como Autor Revelação, a premiação é realizada pelo Grupo Editorial Coerência no último trimestre do ano.

Martha Medeiros

Com mais de um milhão de exemplares vendidos, a porto-alegrense se destaca com suas obras, como “Divã”, “Doidas e Santas e Felizes por Nada” e entre outros de sucesso. Martha Medeiros também é bastante conhecida dentro e fora das terras gaúchas com suas crônicas, na qual muitos a classificam como uma das melhores cronistas brasileiras.

Em 2004, seu texto “Montanha Russa”, ficou em 2º lugar no Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas, sem contar do Prêmio Açorianos de Literatura, premiação concedida pela Prefeitura de Porto Alegre.

Moacyr Scliar

Natural de Porto Alegre, o artista foi formado em Medicina e iniciou na literatura em 1962 com “Histórias de Médico em Formação”, obra de contos baseada em suas experiências como estudante, mas foi somente em 1968 que ele lançou “O Carnaval dos Animais”, na qual considerou sua estreia no meio literário.

Com mais de 74 títulos publicados, suas histórias já foram traduzidas em diversos países e já participou e venceu diversas premiações, como as edições do Prêmio Jabuti em 1988, 1993, 2000 e 2009.

Veja também:

Geek Ninja por Code Soluções

X