O telescópio Hubble registrou recentemente uma imagem impressionante de uma fusão de três galáxias em progresso com as distorções e a mistura dos agrupamentos de estrelas.

A captura faz parte de uma programa intitulado “Zoológico Galático” onde o objetivo é incentivar astrônomos amadores a usarem os instrumentos do Hubble a fim de identificar novos objetos distantes e estranhos para análise.

Confira a imagem abaixo:

Uma nova imagem do Hubble mostra o que provavelmente consiste de três galáxias se fundindo, há milhões de anos-luz da Terra (Imagem: ESA/Hubble & NASA, W. Keel, Dark Energy Survey, Department of Energy, Fermilab, Dark Energy Survey Camera, (DECam), Cerro Tololo Inter-American Observatory, NoirLab/National Science Foundation/AURA, Sloan Digital Sky Survey; Reconhecimento: J. Schmidt)

A imagem acima é a fusão IC 2431, localizada há 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. Há uma densa nuvem de poeira cósmica deixando o centro mais escuro, porém a luminosidade de uma galáxia ao fundo deixa transparecer as suas extremidades.

A fusão foi identificada por astrônomos amadores há alguns anos através do instrumento ACS (Advanced Camera for Surveys) do Hubble.

Olá! Meu nome é Beatriz Chiessi e sou formada em Gestão Empresarial. Fã da Aggretsuko, apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli, Simmer assumida e astronauta do Astroneer.