Se prepare para saber todas as curiosidades sobre Netuno! O oitavo Planeta do Sistema Solar. Conhecido como o Planeta Gelado.
Leia Mais:
- Nasa anuncia novo sensor de poluição atmosférica com informações em tempo real
- Meteoritos gigantes podem ter criado os continentes, diz novo estudo
- 8 descobertas astronômicas que mudaram a humanidade
- Cientistas encontram açucares em meteoritos e dá pistas sobre a origem da vida
- Planeta Mercúrio será visto passando pelo Sol na próxima semana
Como Netuno foi descoberto
O planeta Netuno foi descoberto no dia 23 de setembro de 1846 por uma previsão matemática.
Tudo aconteceu quando astrônomos identificaram que o Planeta Urano não estava seguindo o seu caminho orbital e que algo estaria afetando a sua órbita.
Foi então que os cientistas cientistas Adams e Leverrier suspeitaram que outro planeta poderia estar interferindo no caminho orbital de Urano.
Com estudos na lei da Gravitação Universal, foi realizado novos cálculos para descobrir a localização de um novo planeta.
Assim que descobriram sua posição, quando apontou o telescópio lá estava o planeta Netuno.
Netuno é o Planeta mais frio do Sistema Solar
Apesar do Planeta ter uma beleza exuberante ele é extremamente frio, escuro e sem vida. Sua temperatura é em média -116ºC e mínima de -193ºC.
Além disso possui os ventos mais rápidos do Sistema Solar atingindo mais de 2.000 km/h. E com muitas tempestades ciclônicas.
As tempestades em Netuno podem ocorrer de 4 á 6 anos. E cada tempestade pode durar até 6 anos. No total foram 6 tempestades descobertas pela NASA.
A Grande Mancha Escura
O nome “Grande Mancha Escura” se refere a uma grande tempestade que foi identificada pela sonda espacial Voyager 2 da NASA no planeta. A mancha foi descoberta pela primeira vez em 1989.
O interior da mancha é livre de nuvens e tudo indica que suas tempestades não duram por centenas de anos ao contrário do que imaginavam. E que as tempestades vão se dissipando aos poucos.
Depois de 5 anos da descoberta em 1994 o Telescópio Espacial Hubble da NASA, identificou á 2,7 bilhões de quilômetros que a Grande Mancha Escura havia desaparecido.
“Foi sem dúvida uma surpresa”, lembra Amy Simon, cientista planetária do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “Estávamos acostumados a ver a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, que presumivelmente estava lá há mais de cem anos.”
Atualmente Netuno possui o total de 8.000 pontos escuros rodando pelo planeta. Podendo todos esses pontos ser tempestades!
Atmosfera de Netuno
Sua composição é de água, amônia e metano. É composto principalmente de gelo, enquanto suas atmosferas consistem em hidrogênio molecular, hélio e gás metano.
O gás amoníaco se congela em cristais de gelo e cai da atmosfera de Netuno. O metano é um gás de cor azul, por isso a cor do planeta.
Mas Netuno possui uma cor azul muito mais profunda comparado aos outros planetas, como por exemplo o planeta Urano.
Aslam Shashid (Pesquisador-chefe da Nasa) acredita que algum constituinte atmosférico desconhecido contribua para a cor azul mais profunda. Misterioso não é mesmo?
Além disso o planeta irradia tanta energia quanto recebe do sol. A energia interna do planeta é uma atmosfera ativa e dinâmica, distinguida por cinturões escuros e nuvens brilhantes de gelo de metano com tempestades ciclônicas.
Netuno é quatro vezes maior do que o Planeta Terra
Netuno pertence ao grupo de Planetas gasosos que são compostos principalmente por gás e possui um pequeno núcleo sólido rochoso no seu interior.
Seu raio equivale a 3,91 raios terrestres (cerca de 24 mil quilômetros), e sua massa corresponde a 17,14 massas terrestres.
Demora cerca de 164 anos para dar uma volta completa em torno do Sol, diferente da Terra que é 365 dias.
Uma estação em Netuno pode durar décadas
Netuno possui estações assim como o nosso planeta Terra. Mais é bem diferente daqui! O cálculo foi realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.
Tudo foi descoberto com a sonda “Hubble” da Nasa. Que durou 6 anos para verificar alguma mudança em sua superfície. Descobriu-se então uma luminosidade que aumentava progressivamente no hemisfério sul.
O primeiro nome de Netuno foi o “Planeta Exterior a Urano”
Assim que Netuno foi descoberto ele foi chamado apenas de o “Planeta Exterior a Urano”, acredita? Galle foi o primeiro a sugerir um nome para o planeta, propondo nomeá-lo em homenagem ao deus Jano.
Assim que Le Verrier reinvidicou seu direito de nomear o Planeta, ele propôs o nome Netuno.
Ele também mentiu que o nome já havia sido oficialmente aprovado pelo Bureau des Longitudes francês.
Em 1846 Friedrich von Struve declarou publicamente a favor do nome Netuno para a Academia de Ciências da Rússia e, em poucos anos, Netuno tornou-se o nome internacionalmente aceito.
Na mitologia romana, Netuno é o deus dos mares
Identificado como o grego Poseidon na mitologia romana, Netuno é o deus dos mares. Uma homenagem feita também com os outros Planetas do Sistema Solar.
Netuno possui 14 luas em sua órbita
O planeta possui 14 luas em sua órbita e o maior deles é o Tritão.
Uma grande curiosidade é que a Lua Tritão circula Netuno em uma órbita retrógrada, isto é, caminha na direção oposta à da rotação do planeta.
A lua Tritão é o único que possui uma órbita retrógrada do nosso sistema solar. Sua superfície possui camadas de nitrogênio, metano e dióxido de carbono congelados.
Tritão possui uma atmosfera rarefeita e transparente, composta principalmente de nitrogênio. Sua temperatura já foi detectada no Sistema Solar á -238 °C.
As luas de Netuno se chamam: Náiade, Talassa, Despina, Galateia, Larissa, Hipocampo, Proteu, Tritão, Nereida, Halimede, Sao, Laomedeia, Psámata e Neso.
A menor lua de Netuno é o Hippocamp com apenas 34 quilômetros de diâmetro descoberto pela sonda Voyager 2.
Possui 5 anéis planetários
Os anéis de Netuno são considerados anéis planetários. Pois são formados de poeira interestelar e outras pequenas partículas que orbitam em torno de Netuno com uma aparência achatada de disco.
Os 5 anéis de Netuno foram nomeados como: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams em homenagem á astrônomos que pesquisavam a fundo sobre o planeta.
Além disso existe um anel parecido na Lua Galateia, Náiade, Talassa e Despina de Netuno que orbitam entre os anéis fazendo a função de satélites pastores.
Os anéis são feitos de compostos orgânicos pela radiação da magnetosfera do planeta. Foi apenas em 1989 que foi confirmado a existência dos anéis pela sonda espacial Voyager 2.
Possui superfície vulcânica
Netuno também apresenta superfície vulcânica com poços redondos devido a lava gelada.
Nasa quer realizar uma nova missão á Netuno
Os cientistas da Nasa querem avançar nos estudos do radiômetro, um instrumento que ajuda os cientistas a identificarem onde o aquecimento e o resfriamento ocorrem na atmosfera de um planeta.
Assim pode definir os papéis das fontes de calor internas e solares que contribuem para os movimentos atmosféricos. O radiômetro poderia ajudar com muitas respostas.
Eles pretendem iniciar uma missão entre 2020 e 2023, podendo custar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 1,9 bilhão.
Mark Hofstadter, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA revela que “Este estudo argumenta a importância de explorarmos pelo menos um desses planetas e todo o seu ambiente, que inclui luas geladas, anéis e campos magnéticos bizarros surpreendentemente dinâmicos”.
E então pessoal, desta matéria de curiosidades sobre o Universo? Comentem aqui o que vocês acharam e não deixe de nos seguir em todas as redes sociais!