Publicidade

São José dos Campos faz jus ao título, recentemente conquistado, de Capital Estadual da Indústria Aeroespacial, isso porque o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Agência Espacial Brasileira e a Financiadora de Estudos e Projetos escolheram a cidade para o lançamento da chamada pública para o edital do protótipo de foguete de capacitação.

O ministro Marcos Pontes, o Presidente da AEB, Carlos Moura estarão na cidade para abertura da chamada pública, o evento acontece no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos e contará também com a presença do Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, Waldemar Barroso.

Marcos Pontes destacou que a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) vai permitir investimentos em projetos estruturantes do setor espacial. 

“Hoje a gente vive um momento especial do Programa Espacial Brasileiro. Nos últimos três anos, conseguimos resultados importantes para o legado do país”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, durante a comemoração pelos 28 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao MCTI. 

O presidente da AEB/MCTI, Carlos Moura, disse que a agência vive atualmente uma fase de maturação, resultado de um longo processo de aprendizagem, fortalecimento e de adaptação aos novos cenários nacionais e internacionais. “Estamos mais maduros para enfrentar cenários cada vez mais dinâmicos e desafiadores”, afirmou.

Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião

Ainda na terça-feira, Marcos Pontes também participa de um encontro com alunos da rede estadual de ensino que vão assistir a dois filmes em exibição especial fechada no auditório do Vale Sul Shopping de São José dos Campos. A deputada estadual Leticia Aguiar receberá o ministro Marcos Pontes e acompanhará a sessão ao lado dos alunos da ESCOLA PROF NELSON DO NASCIMENTO MONTEIRO.

A visita do ministro também marca a instituição da cidade como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião por meio da lei 17.418 de outubro de 2021, de autoria da deputada estadual Leticia Aguiar.

Serão exibidos os filmes: “O Voo do Impossível”; filme de animação que conta a história de Ozires Silva e a fundação da Embraer.

– Exibição do filme documentário: “A Missão Centenário”; que conta a trajetória de Marcos Pontes até a viagem a Estação Orbital.

As atividades fazem parte da exposição “Asas de um Sonho”, que está no Vale Sul Shopping até dia 28 de fevereiro, expondo produtos e serviços das indústrias do setor aeroespacial de São José dos Campos.

  • EVENTO: Chamada pública para o edital do protótipo de foguete de capacitação.
  • DATA: Dia 15 de fevereiro, às 14h
  • LOCAL: Parque Tecnológico, em São José dos Campos.
  • Endereço: Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-016
Compartilhar.

Olá! Meu nome é Beatriz Chiessi e sou formada em Gestão Empresarial. Fã da Aggretsuko, apaixonada pelos filmes do Studio Ghibli, Simmer assumida e astronauta do Astroneer.