Hubble
Astronomia

Hubble encontra vapor de água no exoplaneta K2-18b

Por

O telescópio Hubble encontrou vapor de água no exoplaneta K2-18b que é oito vezes a massa da Terra. O único planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar, ou exoplaneta. Conhecido por ter água e temperaturas que poderiam sustentar a vida.

Hubble encontra água no exoplaneta K2-18b

K2-18b é um exoplaneta que gira em torno de uma pequena estrela anã vermelha. Cerca de 110 anos-luz de distância na constelação de Leo.

A sua radiação é bem hostil e vem conquistando o interesse de cientistas do mundo todo. A descoberta foi publicada hoje na Nature Astronomy.

É a primeira vez que os cientistas detectam água em um planeta alem do nosso sistema solar!

E Se confirmado por estudos adicionais, este será o único exoplaneta conhecido por ter água na atmosfera e temperaturas que poderiam sustentar a água líquida em uma superfície rochosa.

A água líquida só seria possível se o planeta fosse de natureza terrestre. Em vez de se assemelhar a uma versão pequena de Netuno.

Poderia existir vida no exoplaneta K2-18b?

Mesmo com a confirmação da existência de vapores de água no exoplaneta. A radiação altíssima e com a gravidade muito mais alta que o nosso planeta poderia ser muito hostil á vida.

Aliás a equipe da Nasa usou dados de arquivo de 2016 e 2017 capturados pelo Telescópio Hubble. E analisou a luz da estrela hospedeira filtrada na atmosfera do K2-18b. 

Os resultados revelaram a assinatura molecular do vapor de água e também a presença de hidrogênio e hélio na atmosfera do planeta.

K2-18b é uma das centenas de exoplanetas descobertas entre a Terra e Netuno – encontrados por Kepler. 

Espera-se que a missão TESS da NASA detecte centenas de super-Terras nos próximos anos. 

Enfim a próxima geração de telescópios espaciais, incluindo o Telescópio Espacial James Webb. Será capaz de caracterizar a atmosfera de exoplanetas com mais detalhes.

Você também poderá gostar

Faça um Comentário

Seu e-mail não será divulgado.