asteroide
Astronomia

Dois asteroides passarão com segurança pela Terra

Por

Em breve dois asteroides de tamanho médio passarão em segurança pela Terra. Eles estão cerca de 3,5 milhões de milhas, quase 14 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A Nasa está rastreando os objetos que passarão pela Terra durante a noite de 13 a 14 de setembro (horário do leste dos EUA).

Os asteroides que passarão pela Terra não representam ameaças

Mediante os seus cálculos não há nenhum risco dos asteroides representarem uma ameaça ao nosso planeta.

“Esses asteroides foram bem observados – uma vez desde 2000 e outro desde 2010 – e suas órbitas são muito conhecidas”, disse Lindley Johnson, oficial de defesa planetária e executivo de programa do 
Escritório de Coordenação de Defesa Planetária na sede da NASA em Washington, DC. 

“Ambos os asteroides estão passando a cerca de 14 distâncias lunares da Terra. Ou a cerca de 5,5 milhões de quilômetros de distância. Mas pequenos asteroides passam pela Terra tão perto o tempo todo.” Completa.

O primeiro asteroide denominado 2010 C01 possui cerca de 120 a 260 metros. E passará com segurança à Terra às 23h42 do dia 13 de setembro (3:42 UTC do dia 14 de setembro). 

Aliás estima-se que o segundo asteroide denominado 2000 QW7, tenha um tamanho de 290 a 650 metros, de 950 a 2.100 pés (950 a 2.100 pés) e passará às 7:54 da manhã EDT 14 de setembro (23:54 UTC).

asteroide passarão pela Terra

Quem monitora os asteroides que passam pela Terra?

Quem monitora todos os objetos que passam próximos a Terra, é o Programa de Observação de Objetos Quase-Terra (NEO) da NASA. Ele localiza, rastreia e monitora asteroides e cometas próximos à Terra.

Os astrônomos usam telescópios para acompanhar possíveis descobertas.

O Centro de Estudos de Objetos Próximo à Terra. Também usa esses dados para calcular órbitas de alta precisão. E prever futuras abordagens, bem como o potencial para qualquer impactos futuros.

Como é calculado um objeto próximo a Terra?

Os cientistas que estudam os objetos próximos á Terra comparam as medidas de sua posição à medida que ele se move pelo céu. Juntamente com as previsões de um modelo de computador de sua órbita ao redor do Sol. 

Enfim quanto mais observações, mais precisa é a órbita calculada e as previsões que podem ser feitas a partir dela.

Quantos asteroides já foram descobertos até agora?

Atualmente mais de 20.000 asteroides já foram identificados. Uma média de 30 descobertas novas são descobertas a cada semana.

Aliás 95% dos asteroides descobertos foram por pesquisas financiadas pela NASA desde 1998, quando iniciou seu Programa de Observações NEO.

Confira abaixo um vídeo da NASA com todos os asteroides conhecidos no sistema solar de 1999 á 2018.

Enfim não deixe de conferir todas as notícias de Astronomia no Geek Ninja, e também não deixe de nos seguir em todas as redes sociais.

Você também poderá gostar

Faça um Comentário

Seu e-mail não será divulgado.